Investigado por abuso sexual infantil é alvo de operação da PF
Somente neste ano, outras oito etapas da operação foram realizadas, na Capital e em outros municípios de MS.
| BRUNA MARQUES / CAMPO GRANDE NEWS
Suspeito de abuso sexual infantil foi alvo da Operação Rede Limpa, da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (13), em Campo Grande. A ação tem como objetivo crimes via internet.
A Operação Rede Limpa da Polícia Federal, realizada em Campo Grande, visa combater crimes de abuso sexual infantil pela internet. Na última ação, um suspeito teve seu celular apreendido para perícia, enquanto investigações anteriores resultaram em várias prisões e apreensões de material ilícito. Desde seu início, a operação já realizou diversas etapas, buscando identificar e punir os responsáveis por armazenar e compartilhar conteúdo de abuso sexual infantil, destacando a gravidade desses crimes e seu impacto irreparável nas vítimas.
Conforme divulgado pela Polícia Federal, o suspeito, que não teve o nome divulgado, foi alvo de mandado de busca e apreensão. Durante o cumprimento da determinação judicial, os policiais apreenderam um celular.
O aparelho será periciado e o material apreendido será analisado para que a investigação identifique outros suspeitos de praticarem o crime de abuso sexual infantojuvenil via internet.
A Operação Rede Limpa foi noticiada pela primeira vez no Campo Grande News, no dia 26 de maio de 2023, quando policiais federais prenderam em flagrante um homem por armazenar material de abuso sexual infantil na internet. Na época, na casa do alvo, foram identificados arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil armazenados em dispositivos móveis, sobretudo celulares.
Em junho do mesmo ano, outro homem que não teve o nome divulgado, também foi preso. Ele foi capturado na casa onde morava e, na residência, os policiais encontraram grande quantidade de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil, armazenados em dispositivos digitais do suspeito.
Também no ano passado, mas no mês de outubro, outro suspeito pela prática foi preso. Durante cumprimento do mandado de busca e apreensão na casa do alvo, foram encontrados diversos arquivos com imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes armazenados em dispositivos móveis. Na ocasião, o material apreendido foi encaminhado à perícia da Polícia Federal.
Somente neste ano, outras oito etapas da Operação Rede Limpa foram realizadas, em Campo Grande e em outros municípios de Mato Grosso do Sul. A última ação ocorreu no dia 6 de novembro, em Camapuã, distante 141 quilômetros da Capital. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade, resultando na apreensão de dispositivo eletrônico.
A operação visa o combate aos crimes virtuais relacionados ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Mas poucos detalhes foram apresentados ainda pela polícia.
Vale ressaltar que o armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil são crimes graves que causam danos irreparáveis às vítimas. A Polícia Federal, por meio da Operação Rede Limpa, busca coibir essas práticas criminosas, garantindo a punição dos envolvidos e a segurança das crianças e adolescentes.
Curta a página RADAR DO MS e seja o primeiro a saber de todas as notícias do Mato Grosso do Sul.