Com 13 mil habitantes, Paranhos completa 37 neste domingo
Cidade fica na região sudoeste de Mato Grosso do Sul e foi emancipada em 1987.
| MURILO MEDEIROS / CAMPO GRANDE NEWS
No sudoeste de Mato Grosso do Sul, o município de Paranhos completa 37 anos de emancipação político-administrativa neste domingo (17). A cidade fica distante 462 quilômetros de Campo Grande, na fronteira do Brasl com o Paraguai.
Entre os 13.323 habitantes de acordo com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 42,71% são de etnias indígenas.
Estes povos estão ligados à exploração da erva-mate, importante para o desenvolvimento da região. A criação de um povoado em Paranhos iniciou-se com a construção de grandes depósitos da planta, que é nativa do local.
A formação da cidade também está conectada com a definição da fronteira com o Paraguai no início da década de 1840. O nome do município foi escolhido em homenagem ao diplomata de fronteiras José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco.
O distrito de Paranhos foi criado em 1958, subordinado ao município de Amambai. A elevação à categoria de município veio em 17 de novembro de 1987, data comemorada hoje, pela Lei Estadual nº 777.
Curta a página RADAR DO MS e seja o primeiro a saber de todas as notícias do Mato Grosso do Sul.