Jogadores se unem contra gramados sintéticos no futebol brasileiro
Neymar, Thiago Silva, Coutinho, Bruno Henrique, Gabigol, entre outros, compartilharam a opinião.
| JD1 NOTíCIAS/CARLA ANDRéA, COM GE
Um grupo de jogadores brasileiros de renome se uniu para protestar contra o uso de gramados sintéticos no futebol nacional.
Nomes como Neymar, Thiago Silva, Bruno Henrique, Philippe Coutinho, Lucas, Alan Patrick e Gabigol postaram, nesta terça-feira (18), um manifesto criticando a presença desse tipo de gramado nos estádios do país e cobrando mais atenção às condições dos campos.
Na mensagem compartilhada pelos atletas, eles afirmam que é 'preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando' e classificam como 'absurdo' o fato de ainda haver discussões sobre a utilização de grama artificial.
O manifesto também destaca a frase: 'Juntos pelo espetáculo. Futebol é natural, não sintético'.
Segundo os jogadores, as principais ligas do mundo priorizam gramados naturais e levam em consideração a opinião dos atletas para garantir a qualidade do jogo. 'Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam', afirmam no comunicado.
Atualmente, o regulamento da CBF permite o uso de gramados sintéticos. Em 2023, os clubes aprovaram alterações na norma, determinando que times que mandam jogos em campos artificiais sejam obrigados a liberar o local para que a equipe visitante possa treinar um dia antes da partida.
No entanto, essas regras valem apenas para o Campeonato Brasileiro e não se aplicam à Copa do Brasil e outras competições organizadas pela entidade.